Convenience is the new gold.

As vending machines não são novidades pra ninguém. Na verdade, segundo alguns historiadores, na Grécia antiga já se tinha um invento que reconhecia o peso da moeda colocada para liberar o uso de água sagrada nos templos.

Mais recentemente, não tanto assim, um livreiro inglês chamado Richard Carlile inventou uma máquina dispensadora de jornais em 1822. Em 1867, Simeon Denham obteve a patente britânica nº 706 por criar a primeira máquina de venda automática totalmente automática, que dispensava selos. Como esperado, a Coca-Cola foi a primeira marca de refrigerantes a vender suas latas em máquinas de venda automática no século 20. Atualmente, apenas nos Estados Unidos, as máquinas de venda automática movimentam um negócio de mais de 20 bilhões de dólares, com soluções óbvias que vão desde maquiagem, eletrônicos e alimentos até itens menos usuais, como iscas vivas para pesca. As facilidades de pagamento atuais também contribuem para continuar impulsionando esse canal.

Para mim, o grande Twist de uma vending machine é o mesmo princípio de uma loja no varejo físico: location, location, location. A maioria das vezes são posicionados juntos com muitas outras máquinas, em corredores com visibilidade prejudicada ou impacto reduzido. Sem contar a falta de adequação do mix com o público do local.

Em recente visita a Memphis, TN, logo após fazer o checkin no hotel me direcionei ao hall dos elevadores. Naquele momento pensei: preciso passar numa farmácia, esqueci algumas coisas básicas.
Eis que dou de cara com essa vending machine da CVS, sozinha, bem iluminada, produtos alinhados, mix pertinente e variado. E ainda com gestão de categoria! Sem concorrentes e com minha atenção toda voltada para ela, como não se deixar levar e comprar ali mesmo o que eu precisava. Mesmo sabendo do overprice. Nessa hora, conveniência vale ouro.

As marcas precisam saber explorar melhor o potencial dos seus canais. Estar num corredor de aeroporto ou shopping, onde todas as outras marcas estão, tem seu preço. Vender isca viva para pescadores 24/7, faça chuva ou faça sol ao lado do deck dos barcos, não tem preço. What a twist.

Authorzehhenrique

VP of Branding and Retail at www.brainboxdesign.com.br Graphic Designer, Marketing and Consumer Strategy Specialist, Retail expert. Career focused on maximizing advertiser results through brand positioning projects, integrated communication campaigns, retail projects, and marketing consulting, creating clear guidelines for the correct execution of daily tactical plans. Corporate lecturer and trainer for over 20 years in retail trends, branding, and shopper dynamics. Vast experience in leading executive groups to international retail events such as NRF (National Retail Federation) and IFA (International Franchise Association). President of POPAIShop! Brazil between 2015 and 2016. Former-College professor for undergraduate and graduate courses.