Recentemente estive em Memphis, TN, para uma rápida visita enquanto estava a caminho de Illinois. Entre as mais óbvias atrações locais, Graceland, Sun Studios e Beale Street, decidi passar pela bela ponte metálica Hernando do Soto, que faz divisa entre o Tennessee e o Arkansas.
Chegando perto da ponte, uma construção iluminada diferente me chamou a atenção. Uma pirâmide de vidro colossal às margens do rio Mississippi. Parei o carro para entender o que era aquilo. Finalmente consegui ler o luminoso e pra minha surpresa era uma Bass Pro Shop, certamente, para quem conhece, a última loja que eu imaginaria num formato piramidal.
Neste momento, esqueci totalmente da ponte e fui visitar a loja.
Antes de te mostrar a loja, vou falar um pouco da empresa.
A Bass Pro Shop foi fundada no Mississippi em 1972 por John Morris, que ainda administra os negócios. No segmento do sporting goods retail, o foco da marca é na vida outdoors, nos segmentos de pesca, caça, camping e outras atividades ligadas ao mundo de aventuras radicais e práticas outdoor. Em 1987, John decidiu partir para os outdoor-resorts. Hoje já são 4 operações. Está também no ramo da alimentação e entretenimento, com restaurantes e pistas de boliche. Quanto ao ESG, fazem a parte deles apoiando diversas entidades de conservação ambiental, além de apoio aos veteranos de guerra dos U.S.
Em 2016, a marca Cabela’s, outra empresa do mesmo segmento, foi adquirida e encorpou a capilaridade da Bass Pro. Combinadas, as duas operações têm mais de 170 lojas nos U.S., todas muito grandes e com um mix muito diverso que pode fazer um amante de atividades outdoor passar várias horas dentro do ambiente.
Voltando agora à pirâmide de Memphis, ela foi originalmente construída em 1991 como local para eventos esportivos e de entretenimento e, de 2002 a 2006, foi usada por uma igreja.
Em 2005, Johnny Morris, o fundador da Bass Pro Shops, foi pescar com alguns amigos no rio Mississippi. Quando eles se aproximaram da Pirâmide de Memphis, ele olhou para cima e disse a eles que construiria uma loja dentro dela se pescassem um bagre de mais de 10 kg.
Nem precisa dizer que eles pegaram o peixe, certo?
Em 2015, após uma grande reforma, a Bass Pro Shops abriu suas portas dentro da pirâmide.
Vamos entrar agora na pirâmide.
A loja é suntuosa por fora e colossal por dentro.
São 5 mil metros quadrados, oferecendo uma experiência de varejo como nenhuma outra, com ciprestes de 30 metros de altura e dois andares de espaço de compras imersivas. Com mais de 600,000 galões de água, 36 variedades de peixes nativos do rio Mississippi podem ser vistas em toda a loja. Existem ainda crocodilos vivos como atração. Javalis empalhados, mostruários de barcos de pesca dentro da água imitando um rio. Os tradicionais estandes de tiro para pistolas e arco e flecha também estão presentes e fazem a alegria dos vidrados em caça esportiva. O espaço tem também Boat Service Center, Rifle Range, Pistol Range, Archery Range, Bird Aviary, General Store & Fudge Shop, Ducks Unlimited Waterfowl Museum, e um mirante para o Rio Mississippi com altura de 28 andares. O projeto tem assinatura da Insight Design Architects.
Lembra dos hotéis do John Morris, o fundador? Pois aqui está um deles, dentro da pirâmide,
com vistas para o Rio Mississippi, o Big Cypress Lodge oferece o destino de aventura ao ar livre definitivo. Completo com mais de 100 acomodações únicas e opções de jantar experiencial, o hotel é um destino divertido para toda a família.
Além do hotel, o complexo ainda conta com uma franquia do WahlBurgers, dos irmãos Hollywoodianos Wahlberg e o Uncle Buck’s Fish Bowl Restaurant. Tudo integrado, mimetizado num ambiente rico visualmente e que, facilmente, poderia ser distanciar do objetivo primário de todo varejo: vender.
Mas isso não acontece.
What’s the twist
Mesmo com tanta informação, o ambiente está bem projetado para um fluxo sem atritos. O zoneamento e sua sinalização são bem definidos, facilitando a rápida localização dos setores.
Os corredores têm largura ideal pra uma família passear junta, mesmo com carrinhos de bebê ou cadeiras motorizadas.
Foram criados microambientes para dar cadência à navegação, proporcionando conforto tanto no aspecto físico quanto ao stress visual. O ritmo dentro da loja segue como um passeio num parque, intercalando momentos de entretenimento para observar o aquário gigante e períodos de busca por promoções numa gôndola de agasalhos. Tudo pode também estar junto, como ver os crocodilos de verdade e comprar as versões deles em pelúcia.
Dentro deste contexto de microambientes, a loja faz bom uso do co-branding, como na venda de óculos e acessórios em parceria com a Sunglass Hut; sempre respeitando a integridade visual do ambiente.
Ao longo dos corredores são posicionadas mesas de destaque no sentido do fluxo que ajudam na visualização dos produtos e impulsionam as vendas.
O mobiliário, sinalização e expositores são uma atração à parte. Em total sintonia com o ambiente, se mimetizam com os cenários rústicos e expõe os produtos de maneira divertida. O storytelling é perfeito e, principalmente para os acompanhantes do processo de compra, a riqueza de detalhes dos store fixtures torna a jornada mais divertida. É impossível sentir-se entediado dentro desta loja. Enquanto um amigo ou membro da família está comprando, as opções para “passar” o tempo são inúmeras, a começar pelo visual merchandising, sempre informativo e rico em descobertas. Para os pequenos, um cenário à la Disney de tiro ao alvo; para os grandes, um andar inteiro de armas de caça, com museu e dois estandes de tiro.
Cross selling também é o forte da loja, como por exemplo, um setor inteiro de equipamentos para processar e preparar carnes logo na sequência da área de armamentos para caça. O aproveitamento é máximo.
Ao fim da jornada, uma experiência que não estava prevista. Totalmente surpreendente. Faz a viagem a Memphis ser obrigatória para quem gosta de rock’n’roll, blues, BBQ sauce e compras. Lá na pirâmide, tem tudo. What a twist.