PXG – Parsons Xtreme Golf

Uma das marcas que chamou a minha atenção na região de Houston é a PXG (Parsons Xtreme Golf). A empresa foi fundada em 2014 por Bob Parsons, um empresário bilionário, ex-fuzileiro naval dos Estados Unidos que serviu na Guerra do Vietnã e fundador da GoDaddy. O golfe sempre foi uma paixão sua, embora ele não seja um grande jogador. Insatisfeito com a forma como os tacos de golfe no mercado eram projetados para jogadores profissionais e depois adaptados para amadores, ele decidiu lançar sua própria empresa de equipamentos de golfe para fazer exatamente o oposto.

Com mais de 200 patentes globais posteriormente registradas, a Parsons Xtreme Golf introduziu uma linha completa de tacos de golfe que estão forçando os golfistas a mudar a maneira como encaram o jogo. Em resposta ao crescimento explosivo desde a sua fundação, a PXG rapidamente se tornou uma marca internacional, com lojas, ajustadores, varejistas e distribuidores em todo o mundo.

Além dos equipamentos, a marca também lançou em 2018, pelas mãos da esposa de Bob, Renne Parsons, uma linha de moda que oferece roupas elegantes e lisonjeiras que desafiam as noções convencionais sobre vestuário de golfe. Com foco especial no vestuário de golfe feminino, ela se dedica a promover a inclusão e o empoderamento por meio da marca PXG.

Com mais de 20 lojas em diversas cidades americanas, além das vendas on-line, o ambiente físico de vendas da PXG chama a atenção pela perfeita harmonia entre o apelo fashion de suas coleções minimalistas e do mood high tech de seus tacos. O visual merchandising é milimetricamente planejado, dicotomicamente discreto, porém impactante, focado nas características futurísticas dos equipamentos. O life style também é apresentado de modo pontual, criando um micro momento de conexão com o consumidor.

What’s the twist?

Nitidamente desejando dominar o território da inovação/tecnologia, a PXG explora muito bem sua proposta única de valor que é a adaptabilidade de seus produtos para cada indivíduo, procurando extrair a melhor performance, não importando o nível do jogador.

Os espaços para teste dos tacos usam de tecnologia de ponta, como leitores de movimento integrados a telões. O software proprietário faz toda a leitura do jogador de modo a customizar todo o jogo de tacos e outros acessórios.

Os ambientes de experimentação se mimetizam ao VM, criando ritmo e cadenciamento balanceado ao longo do espaço. A atenção especial aos mobiliários (produzidos pela indústria de móveis do fundador), inspirados nas linhas diagonais do logotipo, fazem total diferença na exposição dos produtos e composição visual da loja.

Outro ponto interessante de analisar é como o contraste entre alta tecnologia e o feito à mão são realçados pelo uso de imagens monotônicas.

A linguagem verbal também é explorada de maneira inteligente, criando uma sintonia entre o universo do golfe e o ambiente de vendas. Objetivo, pragmático e contundente, o tom de voz da PXG reflete os arquétipos do Governante e Herói, trazendo muita segurança para o consumidor que conhece a marca pela primeira vez.

Quando uma marca se propõe a ser disruptiva, precisa explorar esse conceito até o final. PXG cumpre bem a promessa. Bela surpresa. What a twist.

Authorzehhenrique

VP of Branding and Retail at www.brainboxdesign.com.br Graphic Designer, Marketing and Consumer Strategy Specialist, Retail expert. Career focused on maximizing advertiser results through brand positioning projects, integrated communication campaigns, retail projects, and marketing consulting, creating clear guidelines for the correct execution of daily tactical plans. Corporate lecturer and trainer for over 20 years in retail trends, branding, and shopper dynamics. Vast experience in leading executive groups to international retail events such as NRF (National Retail Federation) and IFA (International Franchise Association). President of POPAIShop! Brazil between 2015 and 2016. Former-College professor for undergraduate and graduate courses.