Tenha uma história e se orgulhe dela

A Warby Parker nasceu, como muitas empresas, da observação de uma “dor” real de um consumidor que precisava de novos óculos, mas não se conformava com os valores cobrados e morosidade da jornada de compras. A partir desta análise de problema X oportunidade, seus fundadores decidiram resolver esse atrito e criar uma marca que tivesse um propósito claro: boas armações, preço justo e jornada divertida. O negócio começou online com uma grande dúvida: Will people buy glasses online? So, they created a home try-on program, where they would ship five frames for free, with a free returns label. Done! The uncertainty went away.

Fourteen years later, Warby Parker has more than 220 stores and a net revenue of $669.8 million.

Alguns fatores que impulsionam o crescimento da marca, na minha visão:
1. Clear value proposition – Oferece um bom produto que custa um quarto do preço de seus concorrentes mais tradicionais.

2. Propósito social – Até 2022, a Warby Parker já havia distribuído mais de 10 milhões de pares de óculos para necessitados por meio de seu programa Compre um Par, Doe um Par.

3. Cada loja tem sua própria personalidade que parece refletir o bairro e a comunidade, apelando para nossos próprios desejos de ser reconhecidos e identificados com um determinado estilo de vida.

4. Constante inovação operacional – realiza 10 pilotos de duas semanas em testes que podem variar da localização de um botão na tela de pagamento baseada em tablet, a outro para experimentar onde certas variedades de armações são exibidas. Testar, POR EXEMPLO, é como a empresa descobriu que as pessoas preferem experimentar seus óculos em espelhos de corpo inteiro em vez dos pequenos oferecidos pelas lojas de óculos tradicionais.

O que me chama a atenção, além de tudo isso, é continuar acreditando na sua história/ propósito, e comunicar com simplicidade, clareza e paixão. Para todos. Dos seus colaboradores aos milhões de usuários.

Ao invés de uma mensagem engraçadinha ou imagem aleatória, aproveitam os micro momentos da jornada para reforçar os seus porquês.

Tenha uma história verdadeira, resolva problemas reais, tenha um propósito claro, construa uma narrativa inspiradora e seja consistente. Repita isso à exaustão.

Está aí a receita para uma marca de sucesso. What a twist.

Authorzehhenrique

VP of Branding and Retail at www.brainboxdesign.com.br Graphic Designer, Marketing and Consumer Strategy Specialist, Retail expert. Career focused on maximizing advertiser results through brand positioning projects, integrated communication campaigns, retail projects, and marketing consulting, creating clear guidelines for the correct execution of daily tactical plans. Corporate lecturer and trainer for over 20 years in retail trends, branding, and shopper dynamics. Vast experience in leading executive groups to international retail events such as NRF (National Retail Federation) and IFA (International Franchise Association). President of POPAIShop! Brazil between 2015 and 2016. Former-College professor for undergraduate and graduate courses.