Whole Foods – Cross selling criativo vende mais e entretém

Em recente visita a Austin, fiz questão de visitar o Whole Foods na W 6ht street com Lamar Street. Além de ser cidade natal da marca fundada em 1980, essa unidade fica anexada ao escritório central da empresa, ou seja, minha expectativa era alta e esperava ver uma operação bem afinada.

Não decepcionou. Pelo contrário. Toda vez que visito um Whole Foods, admiro como a marca sabe cuidar muito bem do seu merchandising, da exposição e gestão de categorias ao cross selling e às compras por impulso. Essas últimas, de fato, sãos extremamente bem executadas e nos dão muitas ideias de como aprimorar esses estímulos em diversos outros tipos de varejo.

O que me chama a atenção é como a rede gosta de quebrar paradigmas. Por exemplo, ver uma Champagne Veuve Clicquot exposta como venda casada em área refrigerada, eu nunca tinha visto. Porém, quando o produto que está no freezer horizontal é patola de caranguejo e lagosta, uma Veuve Clicquot faz todo sentido. Afinal, dinheiro não é o problema.

Ainda falando de bebidas alcóolicas, também se destacou a venda casada, numa ponta de gôndolas com vinhos, de um suplemento para aliviar a ressaca do dia seguinte. Esperto e audacioso.

Mais algumas ações fora do padrão:
• Laranjas na frente do freezer vertical de cervejas
• Mostarda na frente do freezer vertical de nuggets
• Revista com receita de sopas e ensopados no FLV

Display de impulso com embalagem desmontável para 6 unidades de bebidas. Pertinência e relevância.

Por toda a loja pode-se observar como a marca cuida para que estímulos relevantes sejam criados em prol do consumidor e das margens da empresa, é claro. Ao final da jornada, percebe-se que a dinâmica do Whole Foods é mais conveniente, agradável, interessante e fluída.

Afinal de contas, transformar compra por obrigação por compra com emoção é a nova tônica do varejo mundial. What a twist.

Authorzehhenrique

VP of Branding and Retail at www.brainboxdesign.com.br Graphic Designer, Marketing and Consumer Strategy Specialist, Retail expert. Career focused on maximizing advertiser results through brand positioning projects, integrated communication campaigns, retail projects, and marketing consulting, creating clear guidelines for the correct execution of daily tactical plans. Corporate lecturer and trainer for over 20 years in retail trends, branding, and shopper dynamics. Vast experience in leading executive groups to international retail events such as NRF (National Retail Federation) and IFA (International Franchise Association). President of POPAIShop! Brazil between 2015 and 2016. Former-College professor for undergraduate and graduate courses.