Bass Pro Shop – Uma pirâmide nos USA.

Recentemente estive em Memphis, TN, para uma rápida visita enquanto estava a caminho de Illinois. Entre as mais óbvias atrações locais, Graceland, Sun Studios e Beale Street, decidi passar pela bela ponte metálica Hernando do Soto, que faz divisa entre o Tennessee e o Arkansas.

Chegando perto da ponte, uma construção iluminada diferente me chamou a atenção. Uma pirâmide de vidro colossal às margens do rio Mississippi. Parei o carro para entender o que era aquilo. Finalmente consegui ler o luminoso e pra minha surpresa era uma Bass Pro Shop, certamente, para quem conhece, a última loja que eu imaginaria num formato piramidal.

Neste momento, esqueci totalmente da ponte e fui visitar a loja.

Antes de te mostrar a loja, vou falar um pouco da empresa.
A Bass Pro Shop foi fundada no Mississippi em 1972 por John Morris, que ainda administra os negócios. No segmento do sporting goods retail, o foco da marca é na vida outdoors, nos segmentos de pesca, caça, camping e outras atividades ligadas ao mundo de aventuras radicais e práticas outdoor. Em 1987, John decidiu partir para os outdoor-resorts. Hoje já são 4 operações. Está também no ramo da alimentação e entretenimento, com restaurantes e pistas de boliche. Quanto ao ESG, fazem a parte deles apoiando diversas entidades de conservação ambiental, além de apoio aos veteranos de guerra dos U.S.
Em 2016, a marca Cabela’s, outra empresa do mesmo segmento, foi adquirida e encorpou a capilaridade da Bass Pro. Combinadas, as duas operações têm mais de 170 lojas nos U.S., todas muito grandes e com um mix muito diverso que pode fazer um amante de atividades outdoor passar várias horas dentro do ambiente.

Voltando agora à pirâmide de Memphis, ela foi originalmente construída em 1991 como local para eventos esportivos e de entretenimento e, de 2002 a 2006, foi usada por uma igreja.
Em 2005, Johnny Morris, o fundador da Bass Pro Shops, foi pescar com alguns amigos no rio Mississippi. Quando eles se aproximaram da Pirâmide de Memphis, ele olhou para cima e disse a eles que construiria uma loja dentro dela se pescassem um bagre de mais de 10 kg.

Nem precisa dizer que eles pegaram o peixe, certo?

Em 2015, após uma grande reforma, a Bass Pro Shops abriu suas portas dentro da pirâmide.

Vamos entrar agora na pirâmide.

A loja é suntuosa por fora e colossal por dentro.
São 5 mil metros quadrados, oferecendo uma experiência de varejo como nenhuma outra, com ciprestes de 30 metros de altura e dois andares de espaço de compras imersivas. Com mais de 600,000 galões de água, 36 variedades de peixes nativos do rio Mississippi podem ser vistas em toda a loja. Existem ainda crocodilos vivos como atração. Javalis empalhados, mostruários de barcos de pesca dentro da água imitando um rio. Os tradicionais estandes de tiro para pistolas e arco e flecha também estão presentes e fazem a alegria dos vidrados em caça esportiva. O espaço tem também Boat Service Center, Rifle Range, Pistol Range, Archery Range, Bird Aviary, General Store & Fudge Shop, Ducks Unlimited Waterfowl Museum, e um mirante para o Rio Mississippi com altura de 28 andares. O projeto tem assinatura da Insight Design Architects.

Lembra dos hotéis do John Morris, o fundador? Pois aqui está um deles, dentro da pirâmide,
com vistas para o Rio Mississippi, o Big Cypress Lodge oferece o destino de aventura ao ar livre definitivo. Completo com mais de 100 acomodações únicas e opções de jantar experiencial, o hotel é um destino divertido para toda a família.

Além do hotel, o complexo ainda conta com uma franquia do WahlBurgers, dos irmãos Hollywoodianos Wahlberg e o Uncle Buck’s Fish Bowl Restaurant. Tudo integrado, mimetizado num ambiente rico visualmente e que, facilmente, poderia ser distanciar do objetivo primário de todo varejo: vender.

Mas isso não acontece.

Mesmo com tanta informação, o ambiente está bem projetado para um fluxo sem atritos. O zoneamento e sua sinalização são bem definidos, facilitando a rápida localização dos setores.

Os corredores têm largura ideal pra uma família passear junta, mesmo com carrinhos de bebê ou cadeiras motorizadas.

Foram criados microambientes para dar cadência à navegação, proporcionando conforto tanto no aspecto físico quanto ao stress visual. O ritmo dentro da loja segue como um passeio num parque, intercalando momentos de entretenimento para observar o aquário gigante e períodos de busca por promoções numa gôndola de agasalhos. Tudo pode também estar junto, como ver os crocodilos de verdade e comprar as versões deles em pelúcia.

Dentro deste contexto de microambientes, a loja faz bom uso do co-branding, como na venda de óculos e acessórios em parceria com a Sunglass Hut; sempre respeitando a integridade visual do ambiente.

Ao longo dos corredores são posicionadas mesas de destaque no sentido do fluxo que ajudam na visualização dos produtos e impulsionam as vendas.

O mobiliário, sinalização e expositores são uma atração à parte. Em total sintonia com o ambiente, se mimetizam com os cenários rústicos e expõe os produtos de maneira divertida. O storytelling é perfeito e, principalmente para os acompanhantes do processo de compra, a riqueza de detalhes dos store fixtures torna a jornada mais divertida. É impossível sentir-se entediado dentro desta loja. Enquanto um amigo ou membro da família está comprando, as opções para “passar” o tempo são inúmeras, a começar pelo visual merchandising, sempre informativo e rico em descobertas. Para os pequenos, um cenário à la Disney de tiro ao alvo; para os grandes, um andar inteiro de armas de caça, com museu e dois estandes de tiro.

Cross selling também é o forte da loja, como por exemplo, um setor inteiro de equipamentos para processar e preparar carnes logo na sequência da área de armamentos para caça. O aproveitamento é máximo.

Ao fim da jornada, uma experiência que não estava prevista. Totalmente surpreendente. Faz a viagem a Memphis ser obrigatória para quem gosta de rock’n’roll, blues, BBQ sauce e compras. Lá na pirâmide, tem tudo. What a twist.

Authorzehhenrique

VP of Branding and Retail at www.brainboxdesign.com.br Graphic Designer, Marketing and Consumer Strategy Specialist, Retail expert. Career focused on maximizing advertiser results through brand positioning projects, integrated communication campaigns, retail projects, and marketing consulting, creating clear guidelines for the correct execution of daily tactical plans. Corporate lecturer and trainer for over 20 years in retail trends, branding, and shopper dynamics. Vast experience in leading executive groups to international retail events such as NRF (National Retail Federation) and IFA (International Franchise Association). President of POPAIShop! Brazil between 2015 and 2016. Former-College professor for undergraduate and graduate courses.